Seja Bem Vindo

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.João 4:23

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Geração Interligada


“Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.”

Quantas lutas e dilemas encontramos em nossas gerações. Cada geração enfrenta seus desafios, cada uma, anciãos, adultos, jovens e crianças, têm nos dias de hoje que enfrentar seus próprios problemas muitas vezes sozinhos e isolados. Deus olha para todas as gerações e diz: “Naquele tempo, diz o SENHOR, serei o Deus de todas as gerações de Israel, e elas serão o meu povo.” (Jeremias 31.1). Deus é o Senhor de todas as gerações e famílias. Cada geração em particular esta sob o olhar atento de nosso Deus. No A.T, em geral, o tempo de uma geração para a outra era de aproximadamente 40 anos, mas hoje este tempo encurtou para cerca de 25 a 30 anos ou até menos. Independente da sua ou da minha geração, Deus não vê melhores ou piores, Deus vê pessoas e gerações distintas que necessitam se conectar neste tempo tão atribulado.

Conectar as gerações significa que cada geração deve estar integrada e interligada uma a outra. Nenhuma geração pode andar sozinha, dependemos uns dos outros para o bom e saudável progresso do evangelho. “Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós. Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários; e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.” (I Coríntios 12.19-23).

Quando nós perdemos a interdependencia de vista, geralmente uma de duas coisas acontece com as nossas atitudes. Ou uma geração terá uma atitude bastante complacente em relação à outra, ou uma geração irá isolar-se, não se dando conta de que ela também está perdendo com isso. Cada geração foi planejada para desenvolver uma função específica neste mundo e na Igreja. “O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração, de geração em geração.” (Salmo 33.11). As gerações foram criadas por Deus para serem o transporte por onde Ele revela e manifesta os Seus planos.

A geração dos jovens – Esta é a geração da descoberta. Um tempo de muita crise e dilemas. Enquanto as crianças se preparam os jovens querem agir. É um tempo de experimentação. Para muitos jovens não vale o que está escrito, vale o que foi provado. A experiência dos outros não serve muito para um jovem. Este é um momento crítico na vida do ser humano. Esta geração necessita ser acompanhada de perto, incentivada, amada, respeitada, os pais naturais e espirituais devem “apostar”, acreditar em seus jovens, exaltar suas qualidades. Não é fácil ser crente na juventude, por isto o Apóstolo João escreveu: “Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.” (I João 2.14b). Ser um jovem cristão é ser um vencedor.

Os erros e acertos dos jovens fortalecem sua relação com Deus. No entanto, ser jovem não é justificativa para o pecado, pelo contrário, esta geração deve se manter sóbria e atenta para não servir de escândalo na Igreja. O jovem Timóteo foi alertado: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” (I Timóteo 4.12). O jovem não deve ser desprezado na Igreja, pois ele é a força, a empolgação, a energia que faz a Igreja caminhar um pouco mais adiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário